INTER CARDE-(38)3221-8660

Clique e ouça-

20900 visitantes!

Untitled Document
Untitled Document Untitled Document
 Untitled Document

O que você deve saber



Ao longo dos tempos, a saúde vem ganhando novos conceitos. Desde a concepção simplista do seu sinônimo, "AUSÊNCIA DE DOENÇAS", à concepções mais abrangentes, como a adotada pela Organização Mundial da Saúde, que a define como, "UM ESTADO DE COMPLETO BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA E ENFERMIDADE".

A promoção da saúde inicia antes mesmo do nascimento, através de consultas médicas regulares e de exames preventivos, realizados pela mãe (pré-natal).

Na infância, o acompanhamento pelo médico Pediatra garante a saúde da criança, tanto através de orientações, quanto aos fatores fundamentais de seu desenvolvimento, como, por exemplo, vacinações e hábitos corretos de alimentação e higiene.

A prevenção de doenças deve nortear a vida do homem, que, para isso, precisa realizar práticas saudáveis, como: Exercícios regulares e alimentação balanceada.

Porém, é necessário também considerar outros fatores, como consultas médicas com exames periódicos, tais como a dosagem do colesterol, triglicérides e lipoproteínas em geral, que possibilitarão a diminuição do risco do advento de doenças comuns, como as coronarianas e vasculares periféricas.

Diversas outras doenças podem ser prevenidas ou pelo menos diagnosticadas em uma fase precoce, permitindo sua cura. O câncer ginecológico, por exemplo, pode ser prevenido pela citologia oncótica (papa-nicolau) ou descoberto em fase incipiente, assim como o câncer de mama, pelo exame clínico e/ou mamografia, onde a cura pode ser total.

Marcadores específicos podem diagnosticar o câncer da próstata, antes mesmo de sua manifestação. O diabetes pode ser diagnosticado em fase bastante inicial pela dosagem de açúcar no sangue e pela curva glicêmica.
Seu tratamento precoce previne lesões que podem ser passadas para outros órgãos. As verminoses e parasitoses podem ser detectadas peloexame de fezes e tratadas evitando sua proliferação.

O eletrocardiograma e o teste ergométrico, também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. O Check-up que reúne os mais variados exames para avaliação da capacidade física e funcional, servem para o diagnóstico precoce de moléstias. E ainda, o exame odontológico regular com o devido tratamento e sua manutenção, é fundamental para a conservação dos dentes e previne outras doenças orais.

Untitled Document
Inter Carde - Todos os direitos reservados.
Rua Dom Pedro II, 791 - Centro
Montes Claros/MG